Utilização ética e segura da Internet é temática de palestra no Café com os Pais dos 8º e 9º anos

Utilização ética e segura da Internet é temática de palestra no Café com os Pais dos 8º e 9º anos

A exposição inadequada ou descuidada de imagens e dados particulares na internet – sejam próprios ou de outros – é tema recorrente no universo dos crimes cibernéticos. Quando crianças e adolescentes são vítimas ou praticam essa exposição, a preocupação é ainda maior, principalmente no que se refere à problemática do cyberbullying. Tendo em vista esse panorama, o Colégio Visão promoveu, nesta terça-feira (20), aos pais, e nesta quinta-feira (22), aos alunos do 8º e 9º ano, palestra com o especialista em Direito Digital, Leonardo Barreto.

Barreto explicou como, principalmente, através das redes sociais, os jovens acabam expondo informações que podem ser compiladas por empresas ou captadas por pessoas mal-intencionadas. O especialista também destacou as medidas que devem ser tomadas junto à justiça em caso de agressão via internet, e os atos infracionais mais comuns em que os adolescentes podem acabar se envolvendo ao compartilhar ou armazenar conteúdos indevidos.

No encontro, Barreto também pontuou a importância do papel da escola e seu dever de fomentar o debate sobre o uso responsável da internet. “A escola tem que usar a tecnologia a favor dela e dos próprios alunos, na busca pelo desenvolvimento pessoal e pela descoberta individual de habilidades, e estar ciente do dever de orientar e fazer momentos com pais e alunos sobre o uso ético e correto da internet, em especial no que diz respeito a bullying e cyberbullying”, afirma.

Aos pais, a dica do especialista é “jamais deixar os filhos sem orientação, fiscalização”. “Querendo ou não, são crianças e adolescentes. Estão em fase de formação. É preciso estar presente”, ressalta.

Deixe uma resposta

Fechar Menu