5º ano do Casarão desbrava a cultura e a geografia de Triunfo (PE)

O 5º ano do Casarão (Ensino Fundamental 1) participou, entre os dias 1 e 3 de setembro, da excursão pedagógica à cidade de Triunfo, no Sertão de Pernambuco. Nossos aventureiros conheceram pontos turísticos e tiveram a oportunidade de entrar em contato com a cultura do município. O fim de semana também contou com diversas atividades de lazer, tudo organizado com muito carinho pela equipe de coordenadoras, professoras e assistentes do Colégio Visão.

Antes mesmo da chegada a Triunfo, o processo de aprendizagem já havia sido iniciado. Durante a passagem dos estudantes pelo Agreste do Estado, os alunos receberam informações sobre a vegetação, o solo e a bacia hidrográfica da região. Nos ônibus de viagem, a alegria era geral com brincadeiras e gincanas organizadas pela equipe pedagógica.

Após a instalação em Triunfo, ainda sobrava energia para as atividades agendadas para a sexta-feira (1). Durante a tarde, os alunos fizeram um tour pela cidade, conhecendo o famoso açude João Barbosa e o Cine Teatro Guarany. Logo depois, visitaram o Museu do Cangaço, onde aprenderam sobre a vida de Lampião. À noite, todos puderam contemplar a apresentação dos “Caretas de Triunfo”, figura misteriosa que anima o carnaval da cidade com sua indumentária composta de roupas coloridas, chapéu de cangaceiro e o estalo do relho (chicote).

No sábado (2), o 5º ano visitou o Pico do Papagaio, ponto culminante do Estado, e o Quilombo do Livramento, onde tiveram um encontro especial com Dona Rosa, neta de escravos que lhes contou a história dos negros que fundaram a povoação. Junto a membros da comunidade remanescente do quilombo, Dona Rosa fez uma demonstração do Côco, dança típica da Região Nordeste do País. A programação do dia foi fechada com visita ao Engenho São Pedro, onde aprenderam sobre o processo da transformação de cana-de-açúcar em água-ardente e seus derivados.

No domingo (3), após a socialização e avaliação dos conhecimentos adquiridos na viagem, as crianças se divertiram a valer numa programação repleta de brincadeiras na piscina do hotel onde ficaram hospedadas. Foi, certamente, um fim de semana de experiências enriquecedoras e inesquecíveis!