Outubro Rosa: Visão recebe palestra da oncologista Cristiana Tavares sobre o câncer de mama

Dando continuidade à programação do Outubro Rosa, o Colégio Visão recebeu, nesta sexta-feira (20), a oncologista clínica, Cristiana Tavares, que apresentou palestra sobre o câncer de mama às turmas da tarde do 6º, 7º e 8º ano do Fundamental 2. A um público bastante participativo e interessado em tirar dúvidas sobre a doença, Cristiana destacou a importância da boa alimentação, da prática de exercícios físicos e do autoexame como atitudes preventivas contra o câncer.

Cristiana demonstrou às meninas e aos meninos a maneira correta de se fazer o auto-exame e enumerou os principais sinais que, sendo detectados na área dos seios, servem como alerta para se procurar ajuda médica. “É importante mostrar como a prevenção é indispensável para que, ainda novas, essas crianças possam refletir sobre a doença e, inclusive, levar essas informações para casa, para suas famílias”, disse a oncologista.

Outro importante tópico abordado por Cristiana foi referente às práticas preventivas contra a doença no âmbito da alimentação, exemplificando como a ingestão frequente de alimentos como refrigerantes, salgadinhos e biscotos aumentam as chances de alteração nas células, além de poder levar à obesidade.

Assim como o sedentarismo, a obesidade foi uma das condições apontadas pela oncologista como facilitadoras da ocorrência do câncer. Nesse quesito, Cristiana reforçou a importância da prática regular de exercícios físicos.

Deixe uma resposta