2º PapoPsi promove discussão sobre autonomia dos filhos nos estudos com pais de alunos do 2º ao 5º anos

2º PapoPsi promove discussão sobre autonomia dos filhos nos estudos com pais de alunos do 2º ao 5º anos

Na segunda edição do PapoPsi, o Serviço de Psicologia Educacional do Visão trabalhou com mães e pais de alunos do 2º ao 5º ano do Fundamental o tema “Como os pais podem contribuir para a autonomia dos filhos nos estudos?”. No encontro, realizado nessa terça-feira (24), as psicólogas Maria Cláudia Duarte e Vanessa Alves destacaram a importância do planejamento da disciplina de estudo como forma de gerar nas crianças o sentimento de segurança necessário para que busquem conhecimento de maneira mais independente.

Segundo Maria Cláudia, há também a necessidade de que o sentido do ato de estudar esteja claro para a criança, algo que deve ser transmitido pelos pais na hora de incentivá-los a buscar conhecimento. “Os pais devem primeiro compreender melhor o que é o ato de estudar, para que daí esse conceito passe ao filho e desperte nele o sentido – e por consequência o prazer – de buscar conhecimento”, explicou a psicóloga.

Ao final da palestra, os pais se reuniram em grupos e refletiram sobre questões relacionadas à condução da disciplina de estudos que vêm empregando em casa e modos de otimizar esse processo.

Deixe uma resposta