2º PapoPsi promove discussão sobre autonomia dos filhos nos estudos com pais de alunos do 2º ao 5º anos

Na segunda edição do PapoPsi, o Serviço de Psicologia Educacional do Visão trabalhou com mães e pais de alunos do 2º ao 5º ano do Fundamental o tema “Como os pais podem contribuir para a autonomia dos filhos nos estudos?”. No encontro, realizado nessa terça-feira (24), as psicólogas Maria Cláudia Duarte e Vanessa Alves destacaram a importância do planejamento da disciplina de estudo como forma de gerar nas crianças o sentimento de segurança necessário para que busquem conhecimento de maneira mais independente.

Segundo Maria Cláudia, há também a necessidade de que o sentido do ato de estudar esteja claro para a criança, algo que deve ser transmitido pelos pais na hora de incentivá-los a buscar conhecimento. “Os pais devem primeiro compreender melhor o que é o ato de estudar, para que daí esse conceito passe ao filho e desperte nele o sentido – e por consequência o prazer – de buscar conhecimento”, explicou a psicóloga.

Ao final da palestra, os pais se reuniram em grupos e refletiram sobre questões relacionadas à condução da disciplina de estudos que vêm empregando em casa e modos de otimizar esse processo.