8º ano vivencia excursão pedagógica à cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte

Entre os últimos dias 15 e 17, o 8º ano vivenciou a excursão pedagógica à cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN). Foi uma experiência enriquecedora, que proporcionou aos nossos aventureiros conhecimentos sobre a história e a geografia do município conhecido como a “Terra do Sol, do Sal e do Petróleo”.

Numa dinâmica interativa, as equipes de alunos que foram a campo no município potiguar produziam conteúdo com base nas experiências vivenciadas e compartilhavam no Google Classroom para que os colegas no Recife pudessem acompanhar.

Na sexta-feira, o ponto alto da excursão ocorreu em uma das incríveis paisagens da região de salinas de Mossoró onde os alunos aprenderam sobre o processo de origem do sal. No dia seguinte, foi o momento de desbravar a cidade e conhecer alguns de seus principais marcos históricos, como a abolição da escravatura no município – cinco anos antes da Lei Áurea -, o Motim das Mulheres e a resistência à invasão do cangaceiro Lampião. Ainda no sábado, os estudantes conheceram a história da exploração de petróleo na cidade visitando o Museu do Petróleo.

Para encerrar a agenda da excursão, no domingo o 8º ano visitou o sítio arqueológico Lajedo de Soledade. Localizado a 80km de Mossoró, o local é um dos mas importantes sítios arqueológicos do Brasil, onde foram encontrados fósseis de animais pré-históricos que viviam na Região Nordeste no período Glacial. No sítio, os alunos puderam conferir painéis de pinturas rupestres que teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período pré-histórico. Após as aulas de campo, cada os alunos socializavam os conhecimentos com a orientação dos professores-líderes de cada equipe.

E, claro, havia sempre o momento da curtição. Após as aulas de campo, os estudantes se divertiam a valer no parque aquático do Hotel Thermas Mossoró.