Projeto Cuca-Light promove palestra de coach vocacional para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio

Projeto Cuca-Light promove palestra de coach vocacional para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio

O mês de julho anuncia o começo das férias, mas para um grupo de estudantes a pausa nas atividades escolares não significa um intervalo nos estudos. O terceiranista se aproxima cada vez mais das provas dos vestibulares e do Enem, realizados no final do ano letivo, e com isso aumentam a tensão, as cobranças e a ansiedade. É pensando nisso que o Serviço de Psicologia Educacional do Visão e a Coordenação Pedagógica promovem o Projeto Cuca-Light, voltado para ajudar os estudantes a trabalhar o equilíbrio do corpo e da mente e ter mais confiança e tranquilidade na hora de estudar.

Nesta sexta-feira (29), a convidada para o Cuca-Light foi a coach de carreira Andréa Carvalho. Especialista em orientação vocacional para jovens, Andréa destaca que o principal passo para um bom desempenho é o autoconhecimento. “Quando a gente vê um aluno que não sabe o que quer, é porque ele não se conhece. Quando a gente se conhece, sabe o que a gente ama fazer e entende as nossas habilidades, a gente sabe o que a gente quer, e quando o aluno começa a ter consciência disso, o estudo vai ter mais sentido”, explica a coach.

Cada estudante tem seu ritmo de aprendizado, e não entender essas diferenças é uma outra causa de ansiedade nos jovens. A coach trouxe o que ela define como sistemas representacionais, conceito da neurolinguística que explica como cada pessoa interpreta os códigos ao seu redor, se comunica e aprende coisas novas. De acordo com Andréa, existem quatro sistemas: o digital, o cinestésico, o auditivo e o visual, e entender como cada um deles se manifesta ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional, na habilidade de persuasão, no fortalecimento da autoconfiança e no foco nos estudos.

Deixe uma resposta