4º ano desbrava o agreste pernambucano na Excursão Serta-Xucurus

As turmas do 4º ano do Casarão participaram, na sexta-feira (3) e no sábado (4), da excursão pedagógica em direção ao município de Pesqueira, no Agreste pernambucano. As atividades de campo começaram na unidade do Serviço de Tecnologias Alternativas (Serta) em Glória do Goitá, na Zona da Mata, onde os estudantes puderam conhecer processos de plantio e irrigação de hortas e alternativas de desenvolvimento sustentável no campo.

Em Bezerros, a experiência foi de imersão na cultura da cidade. Na ida, antes de rumarem para Pesqueira, os alunos visitaram o ateliê do artesão das máscaras de “papangus”, Lula Vassoureiro. No caminho de volta para Recife, a excursão fez nova parada em Bezerros para conhecer a oficina do Memorial J. Borges, que leva o nome desse mestre da xilogravura pernambucano.

Em Pesqueira, os estudantes conheceram a aldeia da tribo Xucurus, onde puderam contemplar o “Toré”, dança de culto dessa etnia indígena. A despedida de Pesqueira foi marcada com a ida ao mirante da cidade.

E claro, teve espaço para muita diversão no Hotel Estação Cruzeiro, onde os alunos brincaram na piscina e participaram de gincanas e da baladinha.