1º ano do Fundamental desenvolve pensamento crítico e criativo com programa FasTracKids

Da história da construção da Torre Eiffel à construção de um torre com objetos coletados em casa para entender: o que é objetivo e como estabelecer metas de vida? Essa foi a dinâmica da aula inaugural do programa Fastrackids com foco no estímulo do pensamento crítico, criativo e discursivo para o 1º ano do Ensino Fundamental, na última quarta-feira (23).

Com aulas em português, a ideia do programa é incentivar o aluno a aprender a pensar e não simplesmente memorizar o conteúdo da aprendizagem, enquanto se diverte na aula e é instigado a refletir acerca das questões problematizadoras de forma interdisciplinar.

Bem, mas o que a Torre Eiffel tem a ver com isso?

A dinâmica que relatamos no início do texto foi o mote para que os alunos começassem a entender, conceitualmente, o que é ter objetivo? Primeiro, eles assistiram um vídeo contando a história da construção do monumento, depois foram incentivados a reproduzir o objetivo de “construir um torre bem alta” com os próprios objetos, para que materializassem o alcance desse objetivo.

“A partir daí, e de outros questionamentos que fizemos, eles puderam refletir sobre quais seriam os próprios objetivos, especialmente quais querem alcançar e quais não conseguiam e agora conseguem”, explica a professora Jéssica Cunha que, junto às professoras Ane Kelly Gomes e Érica Marilacc, ministra as aulas da metodologia para o 1º ano do Fundamental.

“Com essa abordagem, a metodologia – já aplicada no ensino da Língua Inglesa para esses alunos – visa consolidar as habilidades que foram desenvolvidas na Educação Infantil no início de um novo ciclo de aprendizagem”, conclui a coordenadora do Educação Infantil, Fabiana Campanha.

Como funciona?

As aulas são agrupadas em blocos; cada bloco com um tema, cada aula com uma problematização relacionada. O bloco introdutório trabalhado no momento chama-se “Objetivos e metas de vida” contendo mais sete aulas. Os encontros com as turmas do 1º ano ocorrerão sempre às quartas-feiras, a partir das 10h (Manhã) e das 14h30 (Tarde). Novos blocos e questões problematizadoras vão sendo trabalhados, um bloco após o outro.

Lembrarmos aos pais que, nestes dias, os alunos continuarão tendo aulas diversificadas, das 8h às 9h30 através do Google Meet.

Parceria

O Colégio Visão é Escola Parceira do programa FasTracKidsBrasil! O projeto, atuante em mais de 46 países, traz uma metodologia inovadora de ensino bilíngue para os nossos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental; programa diversificado, lúdico e interativo, focado nos 6 C’s (Comunicação, Pensamento Crítico, Pensamento Computacional, Criatividade, Auto Confiança e Colaboração).