De olho no Enem, Terceirão tem palestra sobre legislação voltada para o ambiente virtual

De olho no Enem, Terceirão tem palestra sobre legislação voltada para o ambiente virtual

Redação é coisa séria (seríssima!) quando se trata de Enem, e por isso nossa equipe de Linguagens está engajada em ajudar os feras do Terceirão a não só abordar, mas aprofundar os assuntos com grande potencial de cair na prova. A temática do momento é o ambiente virtual, sendo a legislação voltada à utilização da internet um dos recortes para os exercícios de produção textual.

Por isso, convidamos para falar do assunto, na última quarta-feira (28), o oficial de justiça da Vara da Infância e do Adolescente de Pernambuco especialista em Direito Digital, Leonardo Barreto. O encontro contou com o apoio e orientação da nossas assessoras de Língua Portuguesa, Anelilde Lima e Ana José.

Além de falar sobre os cuidados com a exposição de dados particulares na internet, crimes cibernéticos, cyberbullying e responsabilidade legal sobre conteúdos publicados – por nós ou por outros – o oficial de justiça destacou, com base em pesquisas, como o uso excessivo das redes sociais pode trazer implicações psicológicas preocupantes.

Um exemplo que serve como um alerta a quem está se preparando para a Redação, é a leitura superficial de maneira muito frequente nas redes, o que, segundo estudos mencionados por Barreto, pode diminuir nossa capacidade de aprofundamento.

Deixe uma resposta