Professor Samuel Lira tem dissertação sobre ensino remoto da Música aprovada na UFPE

Samuel Lira, nosso professor de Música, teve dissertação de Mestrado aprovada pelo Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, quando apresentou um projeto de pesquisa sobre a metodologia de ensino remoto aplicada nas aulas em períodos de distanciamento social. Relevante e atual, o desenvolvimento desse trabalho lúdico, dinâmico, que envolve arte e tecnologia, é fundamental para educação.

Segundo o professor, a ideia da dissertação, que ficou em terceiro lugar na sua categoria, partiu da necessidade que a pandemia trouxe de educar de novas maneiras. Como fazer uma aula remota de forma lúdica e educativa? A criança tem maior dificuldade de concentração na aula on-line e ela precisa de instrumentos para prover uma curiosidade que impulsione a criatividade. “Logo, veio busca por uma ferramenta que tornasse possível o entrosamento com os alunos, mesmo a distância. A forma que apliquei essa metodologia deu certo. Mas como estava sendo para os outros professores das redes pública e privada? E essa é pesquisa”, disse Samuel.

Além de potencializar o aprendizado durante esse período de distanciamento social, a metodologia promove interação entre pais e filhos. Música e tecnologia juntas, estreitando os laços familiares durante o desenvolvimento das atividades remotas, quando crianças e adultos aprendem brincando. Tio Samuca, Parabéns!