Alunos do 1º ano se divertem na hora de aprender as figuras geométricas

Vamos combinar que aprender se divertindo é bem mais produtivo. Por isso, a gente sempre busca incluir o lúdico nas atividades dos nossos alunos. Dessa vez, os pequenos do 1º ano do Ensino Fundamental (manhã e tarde) vivenciaram, na disciplina de Matemática, uma forma diferente de estudar as figuras geométricas espaciais.

A atividade, que aconteceu dentro da temática da Geometria, foi dividida em algumas aulas, quando as crianças primeiramente foram incentivadas a perceber as características das figuras geométricas existentes em embalagens que usamos diariamente, como a do creme dental. Depois, o trabalho foi para que elas pudessem identificar que os sólidos geométricos têm comprimento, altura e largura diferentes, assim como várias faces: quadradas, retangulares e triangulares.

Com a fase inicial concluída e com os alunos prontos e sabendo identificar arestas, vértices e faces, chegou a hora de colocarem a mão na massa. Literalmente! Com o auxílio da massa de modelar, jujuba e palitos de churrasco e de dentes, elas puderam colocar em prática o que aprenderam. Aí a diversão foi garantida. Cada um deles, encantados com a percepção de quantidade e formas, construiu a sua figura geométrica e aprendeu a lição assim, brincando.

Os alunos que ainda estão no ensino remoto, também acompanharam todo o processo e colocaram a mão na massa para executar a divertida tarefa de estudar as Figuras Geométricas. Assim é bom demais aprender!