Alunos do 1º ano se divertem na hora de aprender as figuras geométricas

Alunos do 1º ano se divertem na hora de aprender as figuras geométricas

Vamos combinar que aprender se divertindo é bem mais produtivo. Por isso, a gente sempre busca incluir o lúdico nas atividades dos nossos alunos. Dessa vez, os pequenos do 1º ano do Ensino Fundamental (manhã e tarde) vivenciaram, na disciplina de Matemática, uma forma diferente de estudar as figuras geométricas espaciais.

A atividade, que aconteceu dentro da temática da Geometria, foi dividida em algumas aulas, quando as crianças primeiramente foram incentivadas a perceber as características das figuras geométricas existentes em embalagens que usamos diariamente, como a do creme dental. Depois, o trabalho foi para que elas pudessem identificar que os sólidos geométricos têm comprimento, altura e largura diferentes, assim como várias faces: quadradas, retangulares e triangulares.

Com a fase inicial concluída e com os alunos prontos e sabendo identificar arestas, vértices e faces, chegou a hora de colocarem a mão na massa. Literalmente! Com o auxílio da massa de modelar, jujuba e palitos de churrasco e de dentes, elas puderam colocar em prática o que aprenderam. Aí a diversão foi garantida. Cada um deles, encantados com a percepção de quantidade e formas, construiu a sua figura geométrica e aprendeu a lição assim, brincando.

Os alunos que ainda estão no ensino remoto, também acompanharam todo o processo e colocaram a mão na massa para executar a divertida tarefa de estudar as Figuras Geométricas. Assim é bom demais aprender!

Deixe uma resposta