Ex-aluna fala sobre a experiência de ser treinadora de paratletas

Ex-aluna fala sobre a experiência de ser treinadora de paratletas

Você sabia que hoje foi a abertura oficial das Paralimpíadas de Tóquio? O Brasil é representado por 260 atletas, em 20 das 22 modalidades, sendo a segunda maior delegação com atletas paralímpicos da competição.

Ex-aluna do Visão, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Débora Lira dos Santos é hoje treinadora de paratletas. Por uma videoconferência ela trouxe para as nossas salas de aula o seu depoimento sobre como é ajudar a levar pessoas com deficiência ao pódio.

Aqui no Visão nós sempre buscamos incentivar a prática esportiva como sendo um complemento essencial para a aprendizagem e para formação dos nossos alunos como pessoas. Atrelado a isso, também assumimos um compromisso com a inclusão. 

Débora é formada em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Atividade Física Adaptada – FADEUP e Doutoranda em Ciências do Desporto – FADEUP, ambas em Portugal.

A ideia de trazer o depoimento de Débora para as salas de aula do Ensino Fundamental partiu da necessidade de apresentar aos estudantes a história de superação do Brasil e dos seus atletas ao longo dessa competição. A abordagem do respeito, igualdade e inclusão está sempre presente em nossa rotina.

O Brasil está entre os 20 países que mais conquistaram premiações em toda a história do evento. Em 15 edições dos Jogos Paralímpicos, o Brasil tem 301 medalhas, sendo 87 de ouro, 112 de prata e 102 de bronze. Hoje, o país ocupa a 19ª colocação do quadro de medalhas quando se fala na quantidade geral de pódios.

Deixe uma resposta