Proposta de Ensino – Ens. Fundamental

Através do domínio dos instrumentos do conhecimento filosófico, científico e tecnológico, o cidadão pode participar da sociedade em que vive de maneira construtiva. É na escola que tudo isso começa. À partir dos primeiros passos essa sistematização de conhecimentos começa a ocorrer na vida das crianças.

Através desta proposta pretendemos definir as diretrizes para o trabalho na Educação Infantil especificando os conteúdos e objetivos referentes a cada matéria e os princípios metodológicos básicos para o desenvolvimento de sua prática pedagógica. O professor assumirá a responsabilidade de uma interferência efetiva em todo o processo possibilitando ao aluno o acesso aos conceitos e informações necessárias para que gradativa e progressivamente ele se aproprie do conhecimento científico.

A avaliação acontecerá através da observação e da reflexão do professor sobre o significado das manifestações e aspectos significativos do desenvolvimento da criança dentro do processo de construção do conhecimento se apoiando naturalmente na compreensão de suas etapas de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Essas observações serão registradas e depois repassadas para os pais ou responsáveis pelas criança. A avaliação deverá assegurar à Pré-escola um clima de tranqüilidade e segurança sem tensões e limitações. Porém, na alfabetização o nível da escrita e leitura desenvolvido será destacado como relação à aprendizagem da leitura e escrita.

Linguagem

A Linguagem assumirá um papel fundamental no Pré-escolar. Será destacado como conteúdo nessa área a própria língua, a fala, a leitura e a escrita enquanto atividades do interação que articulam e concretizam visões do mundo real num espaço social e histórico. O texto será o ponto de partida e de chegada de toda a nossa prática pedagógica já que é ele que vai expressar as visões do mundo referidas anteriormente.