Ensino Médio

Proposta de Ensino – Ens. Médio

O Colégio Visão, sempre atento aos novos valores e ideias de uma sociedade em constante mudança, assim como às aprendizagens que vão se traduzir no desenvolvimento de competências e habilidades com as quais os alunos devem contar para lidar com essa realidade, pretende ser além de um espaço de formação moral e ética, um lugar de estudo, de análise crítica e de compreensão dessa realidade. Visa desenvolver no estudante a capacidade de tomar decisões com base no conhecimento elaborado, na reflexão e no diálogo.

Sendo assim, mais do que a formação de candidatos à Universidade, o Colégio Visão promove a educação de cidadãos e cidadãs em uma cultura científica básica que os capacite a interpretar os fenômenos sociais e naturais, para atuar de forma crítica, construtiva, ética e responsável em relação aos problemas sociais. Dessa forma, o Colégio Visão se coloca a favor de uma sociedade mais justa, mais democrática e mais humana.

Para isso, o Colégio Visão, a partir de uma prática pedagógica que vem se desenvolvendo numa perspectiva construtivista e sociointeracionista, se organiza e empreende suas atividades no sentido de reafirmar as nossas intenções de fazer com que o aluno(a):

  • Aproprie-se do conhecimento sistematizado e reconstrua-o a partir de uma visão sistêmica, ou seja, considerando as relações entre as partes e o todo e vice-versa;
  • Utilize-se das diferentes linguagens, não só para compreender a realidade, como também para produzir e expressar suas idéias, posicionando-se como um cidadão(cidadã) consciente e crítico;
  • Desenvolva o raciocínio lógico-matemático e o pensamento científico;
  • Desenvolva a sua formação sociocultural, considerando a multiculturalidade; a diversidade;
  • Utilize os vários recursos tecnológicos como instrumentos significativos tanto na aquisição de informações como na produção de conhecimentos;
  • Desenvolva a capacidade de trabalhar em grupo e a de fazer pesquisas;
  • Perceba-se como cidadão(cidadã), ao vivenciar atividades em que possa, no exercício de sua cidadania, tomar consciência de seus deveres e direitos;
  • Redescubra e revalorize a moral e a ética da solidariedade e da justiça nas relações socioculturais e ambientais;
  • Incorpore na prática valores humanos que transcendem o tempo, o espaço e a cultura;
  • Perceba a importância da leitura, da escrita, da escuta e da fala enquanto práticas sociais fundamentais para uma atuação ampla e crítica no exercício da cidadania;
  • Desenvolva o sentimento de autoestima ética, a fim de agir com segurança e humildade;
  • Compreenda a importância do cumprimento das normas disciplinares, elaboradas dentro e fora da escola, para o bem-estar coletivo e individual;
  • Perceba a importância da rotina e da disciplina como fatores de organização, de liberdade e de condição básica para lidar com as demandas da sociedade contemporânea, com sucesso.

 Enfim, aprenda a aprender, a fazer, a ser e a conviver (UNESCO/1997), para que possa reconstruir sua realidade, incorporando, às suas ações diárias, as conquistas de sua aprendizagem. Com isso, o aluno poderá desenvolver, progressivamente, sua autonomia cognitiva, moral e emocional, e tornar-se capaz de analisar e compreender a sociedade para intervir, no espaço de convivência, de forma comprometida com a ética da solidariedade e da justiça e com o desenvolvimento sustentável.