Normas de Convivência

Com a intenção de favorecer o seu desenvolvimento, como cidadão e cidadã, nos mais diferentes ambientes em que você vive, propomos algumas normas de convivência.

HORÁRIOS

Horário de entrada e saída da escola

Ensino Fundamental do 2º ao 5º ano (manhã) – 7h30 às 11h30
Ensino Fundamental do 2º ao 5º ano (tarde) – 13h às 17h30
Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (manhã) – 7h às 11h40 (5 aulas) / 7h às 12h30 (6 aulas)
Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (tarde) – 13h às 17h40 (5 aulas) / 13h às 18h30 (6 aulas)
Ensino Médio dos 1º e 2º anos (manhã) – 7h Às 12h30 (6 aulas)
Ensino Médio dos 1º e 2º anos (tarde – 13h às 18h30 (6 aulas)
Ensino Médio do 3º ano (manhã) – 7h às 13h20 (7 aulas)
Ensino Médio do 3º ano (tarde) – 13h às 19h20 (7 aulas)

OBS: Os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio terão, durante dois ou três dias da semana, aulas nos dois turnos.

Chamamos sua atenção para os seguintes itens:
  1. Pela manhã, os portões principais do Colégio só serão abertos para o ingresso dos alunos às 6h30. Antes desse horário, não teremos funcionários disponíveis para acolhê-los e supervisioná-los;

    II. Os alunos do turno da tarde só deverão chegar ao colégio a partir das 12h50;

    III. Iniciaremos o BOM DIA e o BOA TARDE às 7h e 13h, respectivamente. Após o tempo de tolerância pela entrada (Até 7h10 e 13h10), o aluno do 6º ao ao 3º ano do Ensino Médio, entrará no colégio pelo portão principal, se encaminhará para a recepção do aluno, justificará a chegada pós-horário e aguardará no 2º portão até o início da 2º aula para ter acesso à sala de aula.

    IV. Quando ao horário de saída, por medida de segurança, os alunos do 2º ao 5º ano deverão aguardar seu (sua) portador (a)/condutor (a) no espaço do casarão. Não será permitida a passagem da criança para outros espaços, salvo as exceções antecipadamente acertadas entre a família e Coordenação Pedagógica;

    V. Os portões do casarão e do acesso à Educação Infantil, no turno da tarde, serão fechados às 18h, impreterivelmente. Sendo assim, pedimos aos pais que não ultrapassem esse horário, já que os alunos ficarão sem assistência, ist é, sob a vigilância do funcionário do portão.

Horário do recreio e lanche

2 e 3º anos – 8h50 às 9h10 (manhã) e 14h50 às 15h10 (tarde)
4º e 5º anos – 9h40 às 10h (manhã) e 15h40 às 16h (tarde)
6 º e 7º anos – 8h50 às 9h10 (manhã) e 15h40 às 16h (tarde)
8º e 9º anos – 9h40 às 10h (manhã) e 15h40 às 16h (tarde)
Ensino Médio – 10h30 às 10h50 (manhã) e 16h30 às 16h50 (tarde)

Nesses horários a cantina estará aberta para os alunos que desejaram comprar lanche, que também pode ser comprado antecipadamente, evitando a fila. Ressaltamos que não é permitido o uso de refrigerantes. Por esta razão, não ão vendidos na cantina do Visão.

PONTUALIDADE

A sua pontualidade demonstra o respeito que você tem a si e aos outros. Sendo assim, caro(a) aluno(a), previna-se com tempo suficiente para os possíveis contratempos do percurso. Você deve chegar à escola 10 minutos antes de iniciar as aulas, isto é, no turno da manhã, às 7h e, no turno da tarde, às 13h. Desta forma, você tem um tempo suficiente para entrar na escola e se dirigir à quadra, onde deverá se organizar em fila junto com os demais alunos, para fazer uma oração e se inteirar de alguns avisos; em seguida, se encaminhar para a sala de aula.

Chamamos sua atenção para os seguintes itens:

– Após a entrada do(a) aluno(a) no Colégio, não lhe será permitido sair durante o horário escolar sem prévia autorização da Coordenação. Esta só acontecerá mediante a comunicação escrita ou pessoal do responsável;
– O atraso do(a) aluno(a) em relação a sua chegada aos portões internos será informado aos pais através de uma comunicação, que deverá ser assinada e devolvida à Secretaria no dia seguinte. Após o segundo atrasado, o aluno deverá vir acompanhado pelos pais ou responsável, que assumirá a responsabilidade desses atrasos mediante a assinatura de um documento. – – – Caso os pais não compareçam, o aluno desenvolverá as atividades fora de sala;
– Para maior segurança, cada aluno(a), ao entrar no segundo portão, deverá digitar sua senha e apresentar a agenda escolar. Somente com o controle eletrônico de entrada dos alunos há condições de tranquilizar os pais, diariamente, com a informação, por telefone, da falta de seu(sua) filho(a).

FARDAMENTO

O fardamento completo, conforme o modelo estabelecido, bem cuidado e sem adereços, como cintos, bonés, entre outros, é uma exigência para a entrada do(a) aluno(a) no Colégio. Ele é o seu cartão de entrada na Comunidade Visão. Dispense igual atenção ao fardamento da Educação Física, judô, natação ou qualquer outro esporte que você pratique. Portanto, será inútil insistir em querer entrar no Colégio para assistir aula, caso não esteja devidamente fardado.

MATERIAL DIDÁTICO

Sem as atividades de casa devidamente desenvolvidas e sem material específico de cada aula, em especial, o livro e a agenda, você corre o risco de não ser aceito(a) na aula pelo professor.

Não se esqueça de registrar, diariamente, na agenda, todos os seus compromissos de estudo e atividades a serem realizadas. O que você ou sua professora escreve em sua agenda é documento. Diariamente os pais devem assiná-la, após ler o que foi registrado cada dia, para mostrar que está acompanhando as atividades que você participa no colégio.

A responsabilidade, o cuidado e a organização com o material escolar são atitudes que precisam ser estimuladas em nossos alunos. Nesse sentido, duas providências, entre outras, podem nos ajudar:

1. Identificar (nome, ano, turma) de todos os materiais para facilitar a devolução em casa de perda; não nos responsabilizamos em guardar materiais que não estejam devidamente identificados

2. Trazer para o Colégio apenas os materiais correspondentes ao horário das aulas de cada dia.

CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

O Colégio Visão existe e foi preparado com muito cuidado para você. Conservá-lo é um compromisso de todas as pessoas que formam a Comunidade Visão.

Escola limpa e conservada, aluno solidário e responsável. Evite riscar bancas e paredes. Preserve seus ambientes. Colabore com os funcionários da limpeza e com as famílias que são catadores de lixo da comunidade, colocando o lixo no lixeiro adequado.

ZELO NA CONVIVÊNCIA COM O OUTRO E COM SEU AMBIENTE

Chamamos atenção para os itens a seguir:

§ Você não poderá trazer para o Colégio nenhum objeto ou material que ameace a integridade física ou moral da comunidade, como cartazes ou revistas abusivas, jogos explosivos, bebidas alcoólicas, cigarros, entre outros, ou qualquer objeto que também desvie sua atenção e a dos colegas em momento de estudo.

§ Para circular no interior do Colégio, em horário que não seja o seu, você, além de não poder estar de farda, deve fazer o silêncio necessário aos alunos e professores que se encontram em horário de trabalho.

§ Qualquer dano material causado por você a qualquer pessoa ou às dependências e materiais do Colégio deve ser devidamente reparado.

DISCIPLINA

Sem disciplina é impossível não só a sua produção no trabalho como também o seu convívio harmonioso com a grande família Visão. É preciso que você ajude e coopere, para que se possa desfrutar de um relacionamento construtivo, evitando, na sala de aula, conversas individuais que fujam ao tema em estudo. Guarde as brincadeiras para os momentos convenientes. Ressaltamos também que o uso do celular em sala de aula não é permitido. Assim como não nos responsabilizamos por objetos de valores, tais como: celular, máquina digital, relógios, entre outros.

É direito e dever do aluno questionar, ou em alguns casos, informar as pessoas competentes todo e qualquer comportamento do colega ou de qualquer outra pessoa que esteja prejudicando a qualidade do trabalho e a integridade da turma. Consideramos que o silêncio, nestas ocasiões, significa medo, descomprometimento ou conivência.

Em caso de agressão física a qualquer pessoa da comunidade escolar ou à sua integridade moral o(a) aluno(a) será temporariamente afastado(a) da sala de aula, só podendo retornar após sério entendimento entre os seus responsáveis e a Direção do Colégio.

Tudo isso, integrado ao compromisso e a um estudo contínuo e eficaz, possibilitará a você, caro(a) aluno(a), não apenas a aprovação em cada etapa da escolaridade como também o seu sucesso na vida.

Todas as ações da escola são desenvolvidas em função de oportunizar a você descobrir novos espaços de exercício da cidadania, para articular seu projeto de vida pessoal com o projeto social dentro de uma perspectiva do bem-estar coletivo e da felicidade individual.

Na certeza de que podemos reciprocamente contar um com o outro, colocamo-nos à disposição para o diálogo permanente.

A DIREÇÃO