Sistema de avaliação

A avaliação é um elemento determinante para a qualidade de nossa educação. É através dela que podemos nortear e redimensionar a nossa prática pedagógica e o processo de sua aprendizagem.

Ela ocorre de forma contínua, formativa e cumulativa. Acontece no cotidiano da escola, através das diferentes atividades, entre elas, produções diárias dentro e fora da sala de aula, e através dos testes e provas desenvolvidos durante e no final de cada uma das três unidades planejadas para o ano letivo.

O Colégio promove a segunda chamada para aqueles alunos que, por motivo de saúde, não tenham participado das atividades avaliativas parciais e/ou global. Para ter acesso a essa oportunidade, o pai ou a mãe deverá vir à escola para fazer um requerimento mediante a apresentação do atestado médico e p pagamento de uma taxa por cada prova realizada. A taca deverá ser paga na Tesouraria.
Aproveitamos para chamar a atenção para algumas informações que você, caro(a) aluno(a), precisa estar mais atento.

1. O(a) aluno(a) precisa chegar ao final de cada unidade com um aproveitamento, no mínimo, satisfatório, o que equivale ter se apropriado de 70% dos conteúdos e das competências e habilidades previstos, para ser aprovado (a) com média sete (7,o). Não atingindo essa média, o aluno deverá aprofundar seus estudos, para se recuperar das dificuldades identificadas e se submeter a uma nova atividade avaliativa que acontecerá após as provas globais. Os alunos do 8º ano ao Ensino Médio farão a prova de recuperação em horário contrários ao das aulas regulares, e do 2º o º do Ensino Fundamental, no horário de aula.

2. O cálculo da Média Final (MA) é feito através da média ponderada de acordo com o modelo a seguir.

MA = (IU x 2 + IIU x 4 + IIIU x 4) /10

MA – Média Anual
IU – I Unidade
IIU – II Unidade
IIIU – III Unidade

OBSERVAÇÕES

É importante ficar atento aos eixos ou aos pareceres já que eles trazem informações importantes sobre a aprendizagem do aluno;

II. Para participar da prova global, o aluno precisa estar ciente dos resultados das provas e atividades parciais. Caso isso não aconteça, a prova deverá ser adiada.

3. Caso o aluno não consiga ser aprovado por média no final das três unidades, ele deverá participar de aulas de recuperação em dezembro e, consequentemente, da avaliação final desse processo. Nesta ocasião, o aluno vai precisar não só estudar e desenvolver atividades para superar suas dificuldades, como também, obter, na prova e demais atividades de avaliação, resultados que correspondam aos valores necessários para uma média final mínima de seis (6,0). O cálculo é feito através da média aritmética de acordo com o modelo a seguir:

MF = (MA + NR)/2

MF – Média Final
MA – Média Anual
NR – Nota de recuperação

4. Chamamos a atenção para o fato de que o aluno não pode ter mais de que 25% de faltas durante o ano se isso ocorrer, você corre o risco de ser reprovado.